scorecardresearch ghost pixel



Cuidado ao consumir estes 2 alimentos: eles detonam com sua memória!

Quer viver uma vida longa e saudável, com o cérebro em pleno funcionamento? Corte da sua dieta os alimentos que prejudicam a memória.



A alimentação tem um impacto direto na saúde e no bem-estar, incluindo a saúde cerebral. Alimentos processados, ricos em açúcares e gorduras, podem não só prejudicar a forma física, mas eles também prejudicam a capacidade cognitiva e memória.

Veja também: 3 boas razões para não guardar alimentos em potes plásticos; sua saúde agradece!

Dois grandes vilões nesse aspecto são os adoçantes artificiais e as frituras. Ambos são muito consumidos no dia a dia, muitas vezes sem percebermos seus efeitos a longo prazo.

Adoçantes e frituras: por que eles prejudicam a memória?

Adoçantes artificiais, como aspartame e sucralose, são utilizados como substitutos do açúcar por aqueles que buscam reduzir calorias ou controlar o diabetes. No entanto, estudos indicam que o consumo excessivo desses adoçantes pode estar associado a alterações na função cognitiva.

Já as frituras, com sua alta concentração de gorduras trans e saturadas, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Desse modo, afetam a memória e outras funções cerebrais.

Alternativas saudáveis para adoçantes

Para substituir os adoçantes artificiais, a melhor opção é optar por adoçantes naturais em quantidades moderadas. O mel, por exemplo, é uma ótima alternativa. Ou seja, rico em antioxidantes, ele não só adoça como também traz benefícios para a saúde.

Outra opção é o açúcar de coco, que tem um índice glicêmico mais baixo em comparação ao açúcar refinado. Porém, é importante lembrar que o segredo está na moderação, pois mesmo os adoçantes naturais, quando consumidos em excesso, podem ser prejudiciais.

Substitua as frituras

Quando pensamos em substituir as frituras, a ideia é optar por métodos de cozimento mais saudáveis que preservem o sabor dos alimentos. Dessa maneira, o uso de uma air fryer, por exemplo, permite que você prepare alimentos crocantes sem a necessidade de óleo.

Assar no forno é outra alternativa saudável, especialmente para legumes, que podem ser temperados com ervas e especiarias para realçar o sabor. Adicionalmente, o cozimento a vapor também é uma excelente opção, mantendo os nutrientes dos alimentos e reduzindo a necessidade de gorduras adicionais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário