scorecardresearch ghost pixel



Quais as diferenças entre a carne moída de 1ª e a carne moída de 2ª?

Descubra as nuances entre carne moída de primeira e de segunda, desde a cor até a textura. Faça escolhas mais informadas para suas receitas



A carne moída é um ingrediente versátil que se faz presente em diversas receitas pelo mundo. Afinal, ela pode variar significativamente em termos de cor, aroma, sabor, textura e até data de validade.

Veja também: Inimigas do bom churrasco! 5 carnes duras para manter longe da churrasqueira

Isso depende principalmente se a carne é de primeira ou de segunda. Entenda as diferenças.

Cor e aroma

Quando falamos sobre a carne moída de primeira, estamos lidando com uma carne que geralmente tem uma cor mais viva, um vermelho mais intenso. Isso se deve ao fato de que ela é feita de cortes mais nobres do animal, como o patinho ou a alcatra.

O aroma dessa carne é menos pronunciado, sugerindo frescor e qualidade. Já a carne moída de segunda, que vem de cortes mais baratos e com maior teor de gordura, como peito ou acém, apresenta uma cor um pouco mais escura. O aroma pode ser mais acentuado, um indicativo de seu maior teor de gordura.

A diferença entre carne de primeira e de segunda

A carne moída de primeira vemos as fibras musculares menos rígidas, ou seja, a carne é proveniente das partes do corpo do animal menos utilizadas, localizada na parte traseira, são mais macias e com menos teor de gordura e pouco colágeno. São chamadas de cortes nobres: alcatra, baby beef, contrafilé, coxão mole, filé-mignon, lagarto, maminha, patinho e picanha.

Já a carne de segunda, vem das partes dianteiras, a mais usada pelo animal. Logo são mais rígidas, e são menos macias, com mais gordura, colágeno e nervos. São cortes como: acém, capa de filé, chuleta, costela, coxão duro, fraldinha, músculo dianteiro e paleta.

E você sabia que ainda temos carnes de terceira? Sim! São as que concentram mais nervos e gorduras. São elas: pescoço, músculo e ponta da agulha.

Sabor e textura da carne moída

Sobre o sabor, a carne moída de primeira tende a ser mais suave e menos gordurosa, proporcionando uma experiência gustativa mais refinada. Isso se reflete também na textura, que é mais macia e uniforme, favorecendo preparações que exigem uma carne mais delicada.

Por outro lado, a carne moída de segunda, com seu maior teor de gordura, oferece um sabor mais acentuado e uma textura mais irregular.

Essa característica pode ser um ponto positivo em pratos que se beneficiam de um sabor mais robusto e de uma textura que agrega mais suculência.

*Com informações de Uol




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário