scorecardresearch ghost pixel



Brasileiros já podem utilizar o FGTS Digital para contratar consignado privado

Nova plataforma do governo tem entre seus objetivos impulsionar o crédito consignado para os trabalhadores do setor privado.



O FGTS Digital entrou em operação no dia 1º de março e uma das grandes novidades da plataforma é que os trabalhadores podem solicitar empréstimos consignados diretamente com as instituições financeiras. Antes, a operação dependia de autorização do empregador.

Leia mais: PL que proíbe ‘saidinha’ de presos é aprovado pelo Senado e volta à Câmara 

O empréstimo consignado é um tipo de crédito com desconto diretamente na folha de pagamento, o que reduz o risco de inadimplência e, como consequência, a taxa de juros cobrada do cliente.

Um dos objetivos do governo federal com o lançamento do novo sistema para recolhimento do FGTS é impulsionar o crédito consignado para empregados do setor privado. Com isso, o Planalto minimizaria os efeitos do possível fim do saque-aniversário do FGTS.

Esta, por sua vez, é uma modalidade alternativa ao saque-rescisão que possibilita ao trabalhador sacar parte do saldo do fundo todos os anos, no mês de seu aniversário. Em troca, ele abre mão de resgatar o valor integral em caso de demissão sem justa causa.

Empréstimo consignado pelo FGTS Digital

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a autorização do empregador não será mais necessária porque o sistema terá todas as informações eventualmente necessárias para o empréstimo.

“Com o FGTS Digital implantado, cria-se uma rubrica para possibilitar que o trabalhador faça [o empréstimo consignado] sem a intermediação do empregador […] Quando a empresa (empregador) receber [a mensagem] ‘você tem que descontar X reais do Fundo de Garantia’, terá uma rubrica de quanto ela terá que descontar para a instituição financeira X (que concedeu o empréstimo)”, detalha o ministro.

Até então, esse tipo de crédito era uma opção mais comum para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além dos servidores públicos.

Extinção do saque-aniversário

Quem escolhe o saque-aniversário fica impedido não só de resgatar o FGTS integral após a demissão sem justa causa, mas também precisa esperar dois anos para retornar ao modelo tradicional. Esse é um dos principais pontos de críticas de Marinho, que deseja acabar com a opção.

Hoje, dezenas de bancos oferecem empréstimos com garantia do saque-aniversário nos quais o desconto da prestação é feito diretamente no saldo do fundo. O governo planeja substituir essas contratações usando o consignado pelo FGTS Digital.

O ministro do Trabalho informou que o governo deve enviar ao Congresso ainda em março uma proposta para encerrar o saque-aniversário do FGTS. Segundo ele, os “últimos detalhes” estão sendo amarrados em conjunto com os ministérios da Fazenda e da Casa Civil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário