Existem determinados serviços que são gratuitos por direito ou convenção de determinado setor econômico, então é bom ficar atento para não sair no prejuízo. Cada gasto que pode ser eliminado, facilita seu planejamento financeiro, evitando custos desnecessários. Sendo assim, nada melhor do que entender quais são as possibilidades de obter mais economia.
Veja também: Bradesco oferece cartão de crédito para negativados; confira qual!
Veja algumas coisas que são gratuitas
1- Viagem para idosos com mais de 60 anos
No território brasileiro, pessoas que têm mais de 60 anos podem viajar gratuitamente, apresentando identidade ou bilhete especial emitido pelos postos de serviço do próprio ônibus, que devem oferecer pelo menos dois assentos por veículo em circulação.
2- Tratamento contra o vício do fumo
O SUS conta com uma estrutura de atendimento médico e fornecimento de medicamentos associados ao tratamento do tabagismo. Basta procurar uma unidade de pronto atendimento e informar a situação do paciente, que pode estar acompanhado ou pedir ajuda de forma voluntária.
3- Redução da anuidade do cartão de crédito
É possível reduzir ou acabar com a anuidade do cartão de crédito ligando para o banco demonstrando esse interesse. Saiba negociar e mostrar que você tem um bom relacionamento e que os gerentes liberam certos benefícios.
4- Seguro do cartão de crédito
Ao perceber um golpe, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência imediatamente, buscando se livrar dos prejuízos do roubo. Portanto, a partir do registro, o banco será responsabilizado a ressarcir parte do que foi roubado.
5- Seguro viagem
Os cartões internacionais, principalmente com planos especiais, já oferecem essa opção, dispensando a contratação do serviço separadamente. Observe sempre as condições do contrato para não pagar pelo mesmo item duas vezes.
6- Tarifa bancária
Todo banco, incluindo os comerciais, precisam oferecer um modelo de conta básica, na qual todas as tarifas são reduzidas ou isentas. Se o seu objetivo é manter o dinheiro seguro, não há motivos para aceitar planos mais caros.
7- 10% do serviço de restaurante
Confira a comanda para identificar se houve acréscimo de 10%, que os estabelecimentos afirmam ser destinados ao serviço. Nenhum consumidor é obrigado a pagar esse valor a mais e caso seja forçado, deve recorrer ao Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).
8- Água filtrada em restaurante
No Rio de Janeiro, em São Paulo e em outras regiões, restaurantes e lanchonetes devem disponibilizar água filtrada para os clientes. Apesar de nem todos se adequarem, se você estiver consumindo algo no local, eles não podem cobrar pela água oferecida no copo, apenas aquelas que estão embaladas.
9- Advogado
Faculdades e centrais da defensoria pública disponibilizam advogados quando o prejuízo é menor que 20 salários mínimos. Essa disposição parte de um direito legal do qual todos têm direito à defesa.