Uma das refeições mais tradicionais no Brasil é o churrasco. Por ser tão adorado, existem diferentes opiniões sobre como preparar essa iguaria. Quando o assunto é deixar a carne mais macia e saborosa, cada pessoa tem seus truques.
Mas, afinal, existe o jeito certo de salgar a carne do churrasco? Muitas pessoas ficam na dúvida se é melhor fazer isso depois que ela estiver pronta ou se o ideal é antes de levá-la à churrasqueira. Para sanar essa dúvida, um churrasqueiro profissional revelou o melhor a se fazer.
Qual a melhor forma de salgar a carne do churrasco?
Não existe um manual de instruções sobre a forma de salgar a carne para churrasco. Muitas famílias utilizam suas próprias técnicas e conhecimentos para essa tarefa. No entanto, há um método que é unanimidade entre os churrasqueiros.
Durante um experimento, o churrasqueiro Vinícius Fabiano utilizou duas partes centrais da picanha para descobrir se é melhor salgar a carne na hora do preparo ou com um dia de antecedência.
Em um dos cortes, o churrasqueiro utilizou sal grosso dos dois lados e levou a peça à geladeira por 24 horas em um pote fechado. Já o outro corte também foi parar na geladeira, mas sem salgar.
No outro dia, ao retirar as carnes, notou-se que a que havia sido salgada estava mais escurecida, enquanto a sem sal ainda mantinha sua cor original. Chegou a hora de levá-las à churrasqueira para o veredicto!
Foto: Reprodução
É melhor salgar a carne antes ou na hora de assar?
Após levar à grelha pelo mesmo período e dos dois lados, o churrasqueiro cortou as carnes em pedaços e adicionou sal grosso apenas naquela que ainda não tinha sido salgada.
Ao provar ambos os preparos, o churrasqueiro percebeu que o sabor das duas ficou bastante parecido; porém, a carne salgada com antecedência apresentou mais intensidade no paladar, além de ter uma cor mais vívida após ser assada.
Resumindo: entre salgar a carne após ou com antecedência, a segunda opção parece ser a mais correta. Palavra de churrasqueiro!