Cerca de 61,7 milhões de brasileiros estão com o CPF negativado no SPC e Serasa, fato que acaba dificultando a vida financeira dessas pessoas por não conseguirem acesso aos serviços bancários. O nome sujo faz com que os bancos e as instituições financeiras tenham receio de liberar serviços devido ao fato de serem inadimplentes.
A abertura de uma conta-corrente ou poupança se torna complicada para os negativados, uma vez que os bancos não são obrigados a oferecerem esse tipo de serviço para pessoas que possuem histórico de dívidas.
Porém, há uma solução para quem necessita de uma conta para depósitos e saques: a conta-salário. Oferecida por grande maioria dos bancos, incluindo o Bradesco, a conta serve para o recebimento de salário e benefícios trabalhistas.
CPF negativado no SPC e Serasa pode impedir abertura de conta corrente e poupança
Mesmo com o nome inscrito no SPC e no Serasa, a pessoa pode solicitar a abertura de uma conta no banco Bradesco. Mas devido ao histórico de inadimplência com outras contas, é próvável que o cliente negativado possua sua solicitação negada.
Ao abrir uma conta no banco, o cliente possui a possibilidade de solicitar demais serviços. Entre eles:
- Cartão de crédito;
- Cheque especial;
- Empréstimo;
- Financiamento e outros.
Por serem serviços que possuem altas taxas, a chance do negativado piorar sua situação é enorme.
O nome sujo fará com que a análise feita pelo Banco Bradesco seja mais complicada, fazendo com que possivelmente a solicitação de abertura da conta seja negada.
Conta-salário como alternativa para negativados
Devido a escolha pela conta-salário ser tomada pela empresa que contrata, o banco não pode se recusar a abrir contas desse estilo para pessoas que possuam o CPF na lista do SPC e Serasa. Caso o banco se recuse a efetuar a abertura, o indivíduo pode entrar na justiça por danos morais, uma vez que tal atitude estaria impedindo o trabalhador de receber seu salário.
Desse modo, ao abrir uma conta-salário, não é possível que o cliente contrate serviços ou produtos, visto que tal modalidade não possui cartão de crédito, cheque especial, financiamento e outros produtos financeiros. Assim, o nome sujo no SPC e Serasa não influenciam na abertura da conta.
Leia também: Serasa eCred oferta empréstimos para negativados no Serasa e SPC
Como abrir uma conta-salário no Bradesco
Para abrir uma conta salário no Banco Bradesco, é necessário que a empresa empregadora possua um convênio com o banco. Dessa forma, a conta é solicitada pelo empregador, que fica responsável pelo cadastro do titular da conta.
A conta-salário do Bradesco possui as funções de recebimento de salário e vencimentos, aposentadorias e similares. Esses valores devem ser depositados pelas empresas conveniadas, exceto pelo INSS.
Além disso, esse tipo de conta só pode receber valores prescritos na folha de pagamento, ou seja, não é possível movimentá-la por meio de cheques. Assim, não há possibilidade para que a conta-salário seja transformada em uma conta corrente.
Direitos do usuário da conta-salário
Portanto, o trabalhador que possuir uma conta-salário aberta pela empresa na qual presta serviço, tem direito aos seguintes serviços:
- Consulta ao saldo e extrato da conta;
- Isenção de tarifa na 1ª via do cartão de débito;
- Pagamento com função de débito;
- Pagamento e agendamento de contas;
- Recarga de celular;
- Saques;
- Transferência para demais contas.