scorecardresearch ghost pixel



Novo banco digital da Caixa vai pagar todos os benefícios sociais em 2021

Opção ainda deve viabilizar a liberação de microcrédito, além de abrir crédito imobiliário para famílias de baixa renda.



A criação de um banco digital é a nova aposta da Caixa Econômica Federal para 2021. A instituição financeira será separada da Caixa e passará por processo de abertura de capital (venda de ações) no Brasil e em outros países. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou a novidade durante apresentação dos resultados do banco no terceiro trimestre.

“Estamos discutindo internamente. Há um consenso que esse é um ponto chave para o futuro da Caixa Econômica Federal. Já há uma conversa inicial no conselho de administração e algumas conversas no Banco Central”, declarou Guimarães.

O projeto de banco digital da Caixa ainda precisa passar por aprovação do Conselho de Administração da própria instituição e também pelo Banco Central. Guimarães espera ter aprovação para lançar o banco digital em até seis meses. Ele ainda informou que a nova instituição já conta com 100 funcionários, e que a Caixa deve disponibilizar no começo da operação, 105 de contas digitais.

Pagamento de todos os benefícios sociais pelo Caixa Tem

Um dos principais objetivos da Caixa em lançar um banco digital, é facilitar o pagamento de todos os benefícios sociais já oferecidos pela instituição. Ela ainda pretende viabilizar a liberação de microcrédito para, no mínimo, 10 milhões de clientes. Além disso, vai abrir a opção de crédito imobiliário para famílias de baixa renda.

Segundo o presidente da Caixa, a proposta é que mais de 5 milhões de clientes tenham acesso ao financiamento habitacional de baixa renda por meio do aplicativo Caixa Tem para pagar boletos e contas. Vale lembrar que os pagamentos do auxílio emergencial já aconteceram pelo Caixa Tem, assim como do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), na modalidade emergencial, e do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

O aplicativo que deve ser tornar o banco digital, auxiliou na distribuição de renda durante 2020 para diminuir os efeitos da pandemia de covid-19. Os recursos foram pagos por meio da poupança social digital e a movimentação, como pagamentos de boletos, saques e transferências eram feitas pelo app.

De acordo com a Caixa, atualmente são cerca de 35 milhões de cidadãos que usam o Caixa Tem. A partir de março de 2021, todos os beneficiários do Bolsa Família também poderão movimentar suas parcelas por lá, sem a cobrança de tarifas para solicitar o saque ou transferir o dinheiro para outra conta bancária.

Veja também: Caixa libera calendário do FGTS com adicional de até R$ 2.900 em 2021. Confira todas as datas




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário