scorecardresearch ghost pixel



Aplicativo espião monitora até a câmera do Android; Saiba mais

Empresa de segurança Zimperium faz alerta sobre aplicativo de espionagem que rouba dados de celulares Android. Veja como se proteger.



Um aplicativo de espionagem descoberto pela empresa de segurança Zimperium é capaz de monitorar a câmera e até acessar as mensagem de WhatsApp ou SMS de celulares Android. Considerado sofisticado, o app espião dá acesso a quase todos os dados e recursos do aparelho.

A ferramenta também pode acionar o microfone, transmitir dados de chamadas e captar documentos armazenados no celular. Segundo a empresa que faz a descoberta, o aplicativo não está disponível na Play Store, loja oficial do Google.

Para invadir o celular da vítima, o programa simula uma atualização do sistema operacional, que é instalada juntamente com outros aplicativos disponíveis em lojas não oficiais. Após a instalação, o ícone desaparece da lista principal, tornando mais difícil para o usuário detectar sua presença.

Os especialistas se espantaram com a amplitude de alcance do programa, que consegue expor banco de dados completo do dono do celular, inclusive mensagens apagadas. Além disso, também é possível monitorar dados de localização do GPS, ver documentos em arquivo PDF e Microsoft Office e até gravar chamadas, tirar fotos e gravar vídeos.

O jeito mais simples de evitar o aplicativo espião é evitar fazer downloads em lojas não oficiais, bem como não fazer “root” no celular, já que o processo abre mais brechas para programas como esse.

Leia mais: Inovação! WhatsApp permitirá transferir conversas entre iPhone e Android




Voltar ao topo

Deixe um comentário