scorecardresearch ghost pixel



Espião? Como descobrir se seu celular está te ouvindo?

Aplicativos podem conectar seu microfone sem qualquer motivo plausível, permitindo que agências espionem suas atividades em segundo plano e coletem dados.



Todo mundo já teve a sensação de que o celular ‘ouve’ o que falamos, pois quando comentamos algo próximo ao aparelho, logo depois aparecem sugestões de anúncios sobre algo que foi dito. Por exemplo: quando falamos que vamos comprar uma Smart TV de 50 polegadas, no momento que vamos olhar nossas redes sociais, logo aparecem anúncios de TVs como sugestões.

Com o crescimento da tecnologia de inteligência artificial nos dispositivos, chegou o assistente virtual, que te auxilia por voz. No iPhone, temos a famosa Siri que, inclusive, fala com você de forma bem descontraída. Algumas de suas respostas já até foram viralizadas na internet.

No Android, cada celular tem seu assistente, em um Samsung, por exemplo, temos a Bixby. O Google Assistente é outro bem famoso e utilizado, ao dizer a frase “Ok, Google” a plataforma traz todas as possíveis respostas e pesquisas sobre o assunto pesquisado.

Outro ponto que merece atenção é que ao baixarmos aplicativos, não verificamos o termo e condições de uso, simplesmente concordamos. Assim como a maioria dos contratos, existem consequências que, por não revisarmos, deixamos passar.

O entusiasta da segurança da Internet e especialista em privacidade digital da NordVPN, Daniel Markuson, alerta para a importância da leitura e revisão dessas permissões. “Depois que o acesso é concedido, o aplicativo pode fazer o que quiser com esses dados”, diz Markuson.“Portanto, crie uma rotina para revisar as permissões de aplicativos do seu telefone e pense duas vezes antes de concordar com as demandas de um aplicativo”, orienta.

Segundo ele, os aplicativos podem conectar seu microfone sem qualquer motivo plausível, permitindo que agências espionem suas atividades em segundo plano e coletem dados.

Dicas para manter sua privacidade

  • Verifique configurações e tenha certeza de que os apps estão autorizados a usarem recursos suficientes para fazer o trabalho proposto;
  • Limpe suas atividades;
  • Desative a gravação de áudio e assistentes;
  • Instale uma rede privada virtual (VPN) para mascarar seu IP e criptografar o tráfego do seu celular

Para saber se o seu celular está bancando o espião e ouvindo suas falas, você terá que preparar um tipo de “emboscada”, para ele.

  • Escolha um tema aleatório que não tenha nada a ver com você. É preciso ter certeza que seja um assunto do qual você nunca disse ;
  • Não utilize seu telefone ou qualquer outro dispositivo próximo a você para fazer a pesquisa sobre o tema escolhido;
  • Faça uma lista de palavras-chave sobre o tópico;
  • Fale sobre o tema em voz alta próximo ao seu celular. Use as palavras-chave definidas para que um mecanismo de busca seja ligado. Repita a conversa por alguns dias.

Pronto! Se o seu smartphone começar a exibir anúncios no seu feed de notícias das redes sociais ou durante outras pesquisas você terá a certeza de que seu celular está te ouvindo.

Leia também: Descubra agora quais aplicativos mais gastam a bateria do seu celular




Voltar ao topo

Deixe um comentário