scorecardresearch ghost pixel



Colesterol alto? Estes 6 alimentos não podem faltar na sua lista compra

Saiba quais são os alimentos que não podem faltar na lista de compras de alguém que sofre com o colesterol alto.



O colesterol é um mal que acomete diversos grupos de pessoas em diferentes lugares do mundo. Por mais que os médicos receitem medicamentos com a finalidade de controlar ou tratar a condição, não existe uma forma melhor e mais prática de controlar o colesterol do que mantendo uma rotina com atividade e uma alimentação saudável.

Veja também: Como descobrir se você tem colesterol alto?

Manter uma dieta tão saudável quanto possível é o mais importante para manter o colesterol ruim (LDL) e o colesterol bom (HDL) em equilíbrio. Essa é a palavra! Você não precisa abrir mão de tudo que gosta.

A atitude de dar o primeiro passo para manter uma alimentação nutritiva é essencial para afastar os riscos de derrame cerebral e ataque cardíaco, mas essas são só algumas das enfermidades.

Outros tipos de doenças, como Parkinson e Alzheimer, podem se agravar sob uma má alimentação.

Um grupo de pessoas consegue montar pratos tão saudáveis que, em muitas situações, nem precisam ingerir certos medicamentos para controlar o colesterol.

Confira a seguir uma lista com alguns alimentos saudáveis que devem fazer parte da alimentação semanal de quem sofre com o colesterol alto.

1 – Peixes

Salmão

É de conhecimento geral que os peixes são animais ricos em ômega 3 e ácido graxo, substâncias que são consideradas gorduras boas, ou seja, gorduras insaturadas que podem fazer bem. Os peixes de água salgada, em especial, como é o caso do salmão, truta e atum, são o tipo de carne branca ideal para quem sofre com o colesterol.

E afirmamos isso, porque a gordura insaturada auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, além disso, ela reduz consideravelmente os níveis de triglicerídeos no sangue e de colesterol.

2 – Frutas oleaginosas

Castanha-do-Pará

Os frutos oleaginosas, como as castanhas e nozes, têm altas taxas de antioxidantes. E isso é importante, pois eles são essenciais para a prevenção de doenças cardiovasculares, além do mais, também possuem arginina. Essa é a principal proteína responsável pela diminuição dos riscos de doenças que afetam as artérias coronárias.

3 – Azeite

Azeite

O azeite é um condimento rico em vitamina E, ou seja, auxilia de forma significativa na redução dos riscos de doenças cardíacas, além disso, ele regula as taxas de colesterol de forma positiva. Sem falar que é fantástico para temperar a salada e servir como base de fritura para as proteínas, não é?

4 – Chocolate amargo

Chocolate

E quem diria que ele estaria na lista? Incluir 30 g de chocolate amargo na dieta também é uma sugestão interessante para quem sofre com o colesterol alto, visto que é um doce rico em flavonoides. O chocolate pode fazer a diferença na dieta de quem quer controlar os níveis de colesterol no sangue, acredite. Pode ser consumido puro, de preferência, mas adicionado às sobremesas também.

5- Laranja

Laranja

A laranja também é uma fruta indicada para quem sofre com o colesterol elevado, já que é rica em flavonoides, e essa substância é muito bem-vinda no combate ao colesterol ruim. A laranja também é essencial para evitar grutas e resfriados; o seu suco é saborosíssimo!

6- Vinhos

Vinho

Por último, mas não menos importante, essa excelente sugestão para quem sofre com o colesterol em um nível acima do normal. O consumo de vinho é indicado para quase todos os grupos de pessoa, mas se você está nessa condição em específico, saiba que doses diárias de vinho ajudam a elevar de forma significativa a taxa de colesterol bom.

Mas o consuma moderadamente, hein?




Voltar ao topo

Deixe um comentário