scorecardresearch ghost pixel



Metaverso cria novas profissões com remunerações acima de R$ 20 mil

Empresa estima que cerca de 25% das pessoas vão passar pelo menos uma hora ao dia no metaverso em até quatro anos.



O Metaverso ainda parece um conceito complicado e distante da realidade de muitos brasileiros. Entretanto, já existem profissionais se preparando para ocupar os novos cargos que podem surgir com a chamada ‘próxima internet’.

Leia mais: As 4 maiores mentiras sobre dinheiro que você já se contou

A tendência de mídias imersas e o uso exponencial das redes sociais tem preparado o caminho para a realidade virtual. As empresas que já buscam presença nesse mercado têm uma grande preocupação em comum: onde encontrar profissionais?

A Gartner, empresa de consultoria e tecnologia, estima que cerca de 25% das pessoas vão passar ao menos uma hora por dia no metaverso em até quatro anos. Esse tempo será gasto em atividades de trabalho, educação, compras e entretenimento.

Outra previsão é que 30% das companhias do mundo estarão nos espaços virtuais até 2026.

Mão de obra

Atualmente, 5 milhões de brasileiros já estão no metaverso, mostram dados da Kantar Ibope Media. Somente no Brasil, centenas de milhares de empresas precisarão de ajuda para se adaptar à nova realidade.

“Até 2024, serão necessários 70 mil especialistas ao ano para ocupar todas as vagas geradas. No entanto, o Brasil capacita apenas 46 mil pessoas aptas para trabalhar na área de TI por ano. Esse déficit é, claramente, um problema para a expansão prevista para o Metaverso nos próximos 10 anos, mas pode ser aproveitada por profissionais qualificados”, afirma Tatiany Melecchi, CEO da Consultoria Transforma People & Performance.

A carência não é apenas de profissionais da tecnologia, mas também de storytellers (roteiristas), designers e professores. Quem já domina os ambiente virtual sai na frente, e pode atuar com Digital Manager ganhando salários de dois dígitos.

Digital Manager

Esse funcionário é responsável pela coordenada de um time multidisciplinar criado para inserir as empresas no metaverso. Ele é indispensável, e tem como responsabilidade definir qual será a experiência do usuário final.

Entre as habilidades buscadas para ocupar o cargo está a capacidade de coordenar pessoas e supervisionar todo o ciclo de um produto digital. A maneira mais fácil de se tornar um Digital Manager é fazer uma especialização em um curso de pós-graduação na área.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário