scorecardresearch ghost pixel



Alerta! Versões antigas do WhatsApp podem apresentar falhas de segurança

Levantamento do grupo Meta avaliou os riscos envolvendo usuários que não puderam atualizar o app devido a fatores do próprio smartphone.



Periodicamente os sistemas operacionais deixam de ser atualizados, possibilitando a renovação das funcionalidades presentes nos celulares. A partir do momento que o iOS ou Android deixam de receber as atualizações mais recentes, fica impedido de usar as últimas versões de diversos aplicativos.

Veja também: WhatsApp terá chamadas por vídeo através de link compartilhável

Dessa forma, o dispositivo torna-se parcialmente obsoleto, deixando de atender a certos comandos. 

Notificações de segurança

Todas as redes sociais de grande relevância emitem notas em relação às condições de segurança, alertando o público. Dia 23 de setembro deste ano, o WhatsApp divulgou um comunicado afirmando que se o app não estiver atualizado, as chances de ciberataques aumentam. Portanto, esteja sempre atento às orientações dos responsáveis pela engenharia de dados das empresas de tecnologia. 

As barreiras de proteção precisam evoluir 

Não é só o visual da plataforma que passa por melhorias constantes, pois essa evolução também ocorre no fortalecimento da privacidade. Seja na correção dos fatores de criptografia ou do processamento de informações que geram as atividades. Nesse caso, quanto mais o código deixar de evoluir, maiores serão as oportunidades dos hackers agirem conforme seus propósitos. 

Banco de Dados nacional de vulnerabilidades

A identificação de fraudes passou a ser um compromisso público, visto que a cidadania digital deve assegurar a dignidade de todos. O bug CVE-2022-36934 foi registrado no Banco de Dados nacional de vulnerabilidades, instrumento de registro que promove o combate ao ciberterrorismo.

Outra falha, registrada como CVE-2022-27492 apresentou um risco ainda mais crítico, atingindo uma pontuação de 7,8 em 10. Os cadastros ajudam a coibir ações criminosas online ou ligadas a qualquer meio digital. 

Dessa vez nem o sistema iOS não foi poupado, então confira as versões que apresentam mais riscos aos usuários: 

  • WhatsApp para Android anterior à v2.22.16.12.
  • WhatsApp Business para Android anterior à v2.22.16.12.
  • WhatsApp para iOS anterior à v2.22.16.12.
  • WhatsApp Business para iOS anterior à v2.22.16.12.




Voltar ao topo

Deixe um comentário