scorecardresearch ghost pixel



Brasileiro pode se aposentar sem nunca ter contribuído para com o INSS?

Embora o benefício previdenciário seja exclusivo para segurados, existe um programa que atende quem nunca contribuiu.



A aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um sonho comum entre milhões de brasileiros que estão no mercado de trabalho. Contudo, existem aqueles que realizam atividades informais ou possuem algum impedimento para trabalhar.

Leia mais: Homem ganha R$ 16,5 mil após ser demitido da empresa por ‘não socializar’

As pessoas que não contribuem com a Previdência Social não têm o direito legal a receber um benefício previdenciário no futuro. No entanto, existem algumas alternativas pensadas especificamente para esse grupo.

Também há aqueles cidadãos que não se enquadram no Regime Geral da Previdência Social, e sim no Regime Próprio de Previdência Social ou em outros tipos de regime. Esse é o caso, por exemplo, dos servidores públicos e dos militares.

Benefício para quem nunca contribuiu

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é uma alternativa para quem nunca recolheu. A iniciativa assistencial garante um salário mínimo mensal para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, mas não gera 13º ou pensão por morte como a aposentadoria do INSS.

O interessado em solicitar precisa ter idade mínima de 65 anos ou ser uma pessoa com deficiência (PcD) de qualquer idade. Nessa segunda hipótese, é preciso comprovar que a condição tem efeito a longo prazo (mínimo dois anos).

O BPC é exclusivo para famílias com renda igual ou inferior a ¼ do salário mínimo, hoje equivalente a R$ 303. Para mais informações, acesse o site ou aplicativo Meu INSS.

Previdência privada

Essa é uma opção para quem tem mais condições financeiras, mas também não contribui para o INSS. Com o plano de Previdência Privada, o cidadão garante seu futuro financeiro durante a velhice.

O interessado precisa escolher o valor que quer receber durante os anos de aposentadoria e realizar um aporte no banco escolhido todos os meses. O dinheiro rende mensalmente conforme o plano contratado e, no futuro, poderá ser usado para sustentar sua aposentadoria.

Investimentos

Outra forma de assegurar uma renda após o encerramento da carreira profissional é investir durante a juventude. O indivíduo pode montar uma carteira com opções de aplicação em renda fixa e variável, como Tesouro Direto e ações. O melhor de tudo é que quem tem uma graninha extra pode combinar duas ou mais opções mencionadas para garantir uma aposentadoria mais gorda.




Voltar ao topo

Deixe um comentário