scorecardresearch ghost pixel



Posso perder o seguro-desemprego ao me tornar MEI? Veja o que diz a lei

Ao perder o emprego, muitos brasileiros aproveitam a situação para começar a empreender. Porém, o seguro desemprego deixará de ser pago?



O seguro-desemprego é um auxílio criado para aumentar o período de segurança financeira do trabalhador após ele ser demitido sem justa causa. Após sua solicitação, o cidadão irá receber entre três a cinco parcelas que não serão menores que o salário mínimo. No entanto, o valor concedido também não poderá ultrapassar o teto do programa.

Leia mais: Confira as 4 situações em que você pode perder seu seguro desemprego

Dessa forma, o intuito do benefício é auxiliar o trabalhador com suas contas enquanto ele busca por uma nova vaga de empresa e se insira novamente no mercado. No entanto, o seguro-desemprego é ofertado somente para os trabalhadores que exerciam suas funções com a carteira assinada.

Perco o benefício se me cadastrar como MEI?

Ao ser demitido, muitos trabalhadores utilizam o momento de dificuldades para dar início a sua própria empresa, seja para auxiliar nos custos ou para começar a empreender. No entanto, uma grande dúvida surge ao tomar essa atitude antes do fim do pagamento do auxílio desemprego: perco o benefício ao me tornar MEI?

Desse modo, vale ressaltar que o seguro-desemprego possui um caráter emergencial. Ou seja, caso o trabalhador consiga um emprego antes do tempo que está previsto para receber o auxílio, ele perderá o benefício.

Sendo assim, ao se cadastrar no MEI durante o recebimento do benefício, o Ministério do Trabalho e Previdência irá entender que o trabalhador já possui recursos financeiros para se manter, visto que passa a possuir sua própria empresa.

Como abrir um MEI em 2023?

Se o seu seguro-desemprego já acabou e você decidiu investir na carreira de empreendedor, saiba que não é permitido ter uma outra empresa aberta em seu nome para conseguir se cadastrar como MEI. Além disso, não é permitido também ser sócio ou administrador em outro negócio, seja ele MEI ou outra modalidade de empresa.

Dessa forma, caso você esteja dentro dos requisitos necessários, saiba que é possível abrir um MEI sem sair de casa, sendo preciso apenas seguir os passos listados abaixo. Confira!

  • Entre no Portal de Serviços do Governo Federa e crie seu cadastro;
  • Realize o login e acesse o Portal do Empreendedor;
  • Verifique se a atividade que você deseja exercer é permitida como MEI no box “Quem pode ser MEI?”;
  • Clique na opção “Quero ser MEI” e em seguida em “Formalizar-se”;
  • Preencha o cadastro com as informações solicitadas e os dados da empresa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário