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Itaú fecha agência importante para moradores e causa revolta

Após anunciar que encerraria as operações de sua unidade na Ilha do Paquetá, os moradores organizaram um protesto contra a decisão.



O Itaú anunciou o fechamento de uma de suas unidades mais importantes no estado do Rio de Janeiro. A reação dos moradores à notícia não foi das mais agradáveis. Ao descobrirem que a agência da Ilha de Paquetá, cidade do Rio, iria encerrar as operações, a comunidade e os funcionários da unidade se revoltaram e convocaram um protesto.

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A revolta é devido ao fato de o Itaú ser o único banco que mantinha uma agência física na ilha. Com seu fechamento, os moradores ficarão sem atendimento bancário presencial. Vale ressaltar que a Ilha de Paquetá fica no nordeste da Baía de Guanabara. Ao todo, são mais de 3,6 mil habitantes nos 1,2 km quadrados de área.

Para chegar até lá, é preciso ir de balsa ou barco.

Além do protesto, “também ficou decidida a realização de uma pesquisa de opinião junto aos moradores. O objetivo é medir o tamanho do prejuízo que o fechamento da única agência bancária de Paquetá vai causar aos moradores e utilizar os dados estatísticos junto à imprensa e redes sociais”, afirmou a Associação de Moradores de Paquetá em um comunicado.

Quais motivos levaram ao fechamento da agência?

Alguns pontos podem explicar por que o Itaú tomou a decisão de fechar a sua agência na ilha. Um dos principais é porque houve uma redução na quantidade de turistas que visitam o local, mas também há a pouca quantidade de habitantes do lugar e a grande digitalização dos serviços bancários.

Por se tratar de uma ilha, os moradores agora precisarão se deslocar até as cidades do Rio de Janeiro ou de Niterói sempre que precisarem de algum tipo de atendimento presencial do Itaú e de outros bancos.

Por fim, os parlamentares e o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro afirmam que o grupo mais atingido por esta decisão será o dos idosos que moram na ilha. Isso, porque que são eles que têm as maiores dificuldades de fazer essa locomoção e de adesão aos serviços digitais.




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