scorecardresearch ghost pixel



Dá para trocar o whey protein pelo feijão? Veja se eles são equivalentes

Trocar o whey por feijão garante o ganho de massa muscular em uma rotina de treinos pesados? Veja o que dizem os nutricionistas.



Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Alimentos par Fins Especiais (Abiad), 59% das famílias têm pelo menos um membro que usa suplementos. Dito isso, é importante entender quais são os melhores ingredientes protéicos.

Veja também: Abdômen dos sonhos! Pesquisa revela qual exercício deixa sua barriga trincada

Nesse caso, é importante pensar se a suplementação é realmente indicada em todos os cenários, conforme tem sido observado. Ou seja, será que o feijão é tão bom quanto uma porção de whey diária em relação à quantidade de proteína?

Esta é a quantidade de proteína que um adulto precisa consumir

Em primeiro lugar, uma pessoa que pesa 70 quilos, precisa de 140 gramas de proteína se quiser obter força muscular. Por esse motivo, o padrão de 0,8 grama por quilo costuma ser adotado nos consultórios médicos e de nutrição.

Quando se trata de um atleta, essa recomendação chega a 2 gramas por quilo, visando a hipertrofia, ou seja, máxima definição. No entanto, a maioria das pessoas se satisfaz seguindo as necessidades metabólicas mencionadas acima.

Whey protein ou feijão? Conheça a fonte de proteína mais completa

Essa questão mostra que não é difícil atingir a quantidade ideal de nutrientes diariamente. Afinal, apenas 6 colheres de feijão apresentam de 120 a 150 gramas de proteína, superando até doses do soro de leite, presente no whey protein.

Desse modo, se você é saudável e se alimenta bem, ao incluir leguminosas como lentilha, ervilha, grão de bico e soja no cardápio, os resultados serão positivos. Esse cenário se aplica a vegetarianos e veganos que consomem proteína vegetal

Não adianta consumir suplementos e ter uma alimentação ruim

Em relação a um consenso na medicina, o whey e qualquer outro suplemento não substitui uma rotina alimentar equilibrada. Logo, comer ultraprocessados, treinar sem compromisso e beber pouca água, só aumenta a incidência de doenças.

Por último, é válido ressaltar que sem o devido acompanhamento, a dosagem errada de whey provoca efeitos colaterais. Sendo assim, espinhas, enjoos e até problemas renais surgem a curto prazo, exigindo cuidados extras. Outra vantagem de optar por feijão é a redução de custos e a absorção de inúmeros nutrientes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário