O Caixa Tem é o aplicativo lançado pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso dos brasileiros a transações bancárias e serviços sociais, como ao auxílio emergencial, abono salarial, seguro-desemprego e FGTS. Entretanto, o aplicativo é alvo de diversas reclamações e mau funcionamento.
Os principais problemas são decorrentes da incapacidade do programa suportar a alta demanda de usuário ativos ao mesmo tempo. Por isso, o aplicativo dificulta o login dos usuários, apresenta páginas sem respostas, bloqueios de contas e falhas no sistema.
Assim, os usuário são impedidos de acessar as próprias contas, realizar solicitações e receber informações da situação cadastral ou outros dados.
O aplicativo é essencial para muitos brasileiros que precisam acessar os serviços. São mais de 8 mil pessoas por minuto tentando o acesso ao aplicativo. Esses usuários desejam ter acesso a dados e informações do auxílio emergencial, abono salarial, seguro-desemprego e saques FGTS.
Ciente dos problemas, a Caixa declara que muitos brasileiros conseguem ter acesso e realizar o uso do aplicativo. Além disso, afirma que 4 milhões de operações já foram concluídas pelo aplicativo e a instituição reitera que estuda mudanças para implementações e melhorias do aplicativo.
Enquanto soluções efetivas não são aplicadas, algumas estratégias podem ser utilizadas para bom desempenho do aplicativo.
Um dos passos mais importantes é observar se o aplicativo e o sistema operacional do celular estão atualizados para melhor funcionamento dos serviços.
Além disso, a internet também pode prejudicar muito o acesso ao aplicativo. Por isso, verifique a conexão da internet. Caso esteja com problemas de rede, reinicie o dispositivo de internet e o próprio aparelho.
Leia também: WhatsApp pode virar banco? Saiba como funcionam os pagamentos pelo aplicativo