scorecardresearch ghost pixel



Demonstrações contábeis: Saiba o que são e como preparar o melhor relatório para a sua empresa

Por meio das demonstrações contábeis, os sócios e acionistas podem analisar o crescimento da companhia e saberem se o capital investido está sendo bem aplicado.



Qual foi o faturamento de uma empresa no último semestre? E quanto ela apresentou de despesas nesse período? As demonstrações contábeis são relatórios elaborados e divulgados pela organização com o objetivo de compilar essas e outras informações para representar seu fluxo contábil e financeiro em um determinado período.

Para empresas e sociedade por ações, de acordo com a Lei 6404/76, a divulgação destes documentos é obrigatória para o seu público de interesse, como acionistas ou sócios, isso independentemente do regime tributário da instituição.

Qual é a importância das demonstrações contábeis?

Embora sejam obrigatórias apenas para algumas empresas, é orientado que todas as companhias elaborem esse tipo de relatório, tendo em vista a importância do documento para as tomadas de decisões dos administradores que podem comparar os períodos anteriores da empresa ao atual.

Por meio dos demonstrativos contábeis os sócios e acionistas podem analisar o crescimento da companhia e saberem se o capital investido está sendo bem aplicado, e se devem investir mais para obterem mais lucros. Por isso, desenvolvidas em relação a um período de exercício de 12 meses, boa parte das demonstrações deveriam ser preparadas mensalmente.

Demonstrações contábeis obrigatórias

Como já mencionado, a divulgação das demonstrações contábeis é obrigatória para empresas de capital aberto como determinado pela legislação brasileira. As instituições devem disponibilizar os seguintes dados no relatório:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA); e
  • Notas Explicativas.

O que é o Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial tem como objetivo trazer informações sobre a situação financeira e patrimonial da empresa. É uma parte da demostração contábil que deve detalhar o que a instituição possui entre bens, direitos, ações e também obrigações.

O documento deve trazer uma visão geral das atividades da empresa, como, por exemplo, o quanto ela deve para fornecedores e também quanto deve receber de clientes. Ele deve demonstrar todos os ativos (bens que geram lucros), e todos os passivos (as obrigações financeiras).

O Balanço Patrimonial é realizado com base nos registros contábeis pré-existentes. Desse modo, funciona como um compilado de dados recolhidos.

Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)

Também faz parte do relatório de demonstrações contábeis, a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), neste documento devem constar as entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa, durante em que a análise está sendo feita.

No DFC são detalhados os pagamentos e recebimentos operacionais, em investimentos e em financiamentos, de forma que no Balanço Patrimonial sejam mostradas somente o valor final dos fluxos de caixa.

Demonstração de Valor Adicionado (DVA)

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) tem a finalidade de demonstrar como se deu a criação de riqueza durante o período, e também a forma como ela foi distribuída.

Nesta parte do relatório, devem ser detalhadas como a riqueza da empresa foi dividida entre os setores que participaram direta ou indiretamente da sua produção, podem ser considerados:

  • funcionários;
  • fornecedores;
  • agentes financiadores;
  • acionistas; e
  • governo.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)

Já a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) tem como objetivo apresentar as alterações no patrimônio líquido, ou seja, o quanto aumentou ou diminuiu o lucro da organização durante o período.

Se trata de um demonstrativo em que devem constar quais alterações levaram a organização a ter lucro.

Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

Na DMPL já possui integrada a DLPA, uma demonstração mais simplificada, que geralmente é  a última demonstração a ser feita para o final do ano, isso porque o documento traz um acumulado do exercício de um determinado período.

O propósito da DLPA é, além de mostrar os lucros e prejuízos, tornar mais transparente a quantidade de impostos com base no lucro que são pagos pela empresa. os seguintes pontos devem constar neste demonstrativo:

  1. (+) Ajustes do exercício anterior;
  2. (+) Reversões de reservas do lucro;
  3. (+) Lucro líquido
  4. (-) Prejuízo líquido;
  5. (-) Transferência para reservas de lucros;
  6. (-) Dividendos;
  7. (-) Parcela do lucro ao capital;
  8. (-) Dividendos antecipados
  9. (=) SALDO

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Outra parte importante do relatório de demostração contábil, ao lado do Balanço Patrimonial, da DFC, e da DVA é a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Nesta parte do relatório deve ser demonstrado se a empresa está tendo prejuízo ou lucro no período.

O documento é composto por receitas, despesas e deduções tributárias. A partir dessa demonstração a empresa pode tirar relatórios como: Receita líquida; Margem bruta; Margem de contribuição; EBITDA; Resultado operacional; e Resultado Líquido.

Notas explicativas

Como já mencionado, de acordo com a Lei 6.404/76, as empresas de capital aberto devem divulgar ainda para seus acionistas as notas explicativas no relatório de demonstrações contábeis. Elas servem para esclarecer sobre a situação patrimonial e dos resultados do exercício.

Nas notas devem constar questões sobre as demonstrações contábeis anteriores. A finalidade disso é facilitar para os acionistas a leitura das demonstrações com o objetivo evitar as dúvidas.

Neste documento devem constar o esclarecimento sobre transições e patrimônio, as práticas contábeis não explícitas nas demonstrações, o esclarecimento sobre resultados e desempenho, dentre outros temas necessários.

Outros demonstrativos comuns

Relatórios Administrativos e os Pareceres: são documentos elaborados por auditores independentes e do conselho fiscal. Esses demonstrativos são geralmente destinados para apreciação pelo público em geral e aumentam a credibilidade das demonstrações financeiras;

Balanço Social: tem o objetivo de mostrar em detalhes os indicadores de responsabilidade social gerados pela empresa como, por exemplo, com o os funcionários e o meio ambiente. Não é um documento obrigatório.

Veja também: Capital de Terceiros: Entenda o que é e como calcular para a sua empresa




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário