scorecardresearch ghost pixel



Governo estuda pagar todos os benefícios pelo Caixa Tem; Saiba mais

Com a novidade, conta tipo poupança social digital continuará tendo custo zero e cartão cidadão será extinto.



O Governo Federal estuda pagar, a partir de 2021, todos os benefícios do cidadão brasileiro através do Caixa Tem. Em junho deste ano, uma medida provisória foi editada para permitir benefícios previdenciários e sociais também sejam pagos através do aplicativo. Com a novidade, a conta tipo poupança social digital, criada inicialmente para pagar o auxílio emergencial e o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), poderá ser usada para pagar benefícios como Bolsa Família, aposentadorias, pensões, seguro desemprego e abono salarial.

As poupanças sociais digitais são grátis e livres de tarifas de manutenção. Com mais de 100 milhões de contas abertas pelo Caixa Tem, o governo decidiu mantê-las no próximo ano quando viu uma oportunidade de bancarização da população de baixa renda e de fortalecimento do seu banco digital. O texto foi aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro deste ano. Com a ampliação de benefícios pagos através do aplicativo, o governo vai extinguir o cartão cidadão e prevê iniciar os pagamentos a partir de maio de 2021.

A conta tipo poupança social digital continuará tendo custo zero e a opção de saque nas agências ainda vai estar disponível para as famílias que não têm acesso ao aplicativo. Segundo a agência Reuters, a migração dos pagamentos de benefícios sociais para o Caixa Tem começará com o Bolsa Família. Vale ressaltar que para aposentados ou pensionistas, a migração dos benefícios previdenciários é facultativa.

Leia também: FGTS de até R$ 1.045: Quem descumprir esta regra pode ter benefício cancelado




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário