scorecardresearch ghost pixel



Saiba como NÃO ter benefício suspenso no INSS em 2022

Saiba exatamente o que evitar a todo custo para que você não precise ser suspenso do INSS em 2022.



Milhares de famílias brasileiras dependem única e exclusivamente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para sobreviver, visto que têm como renda os pagamentos e benefícios que são liberados por essa instituição. Contudo algo estranho tem acontecido: algumas famílias estão sendo suspensas. Por quê?

Veja também: INSS: Qual a idade mínima para se aposentar em 2022?

Sim, é isso mesmo, alguns benefícios têm ficado presos sem qualquer aviso prévio, o que está deixado as pessoas confusas sobre o que pode estar causando essa pausa nos pagamentos.

A verdade é que isso acontece porque muitas delas já estão tão acostumadas a receber os valores mês a mês sem qualquer inconveniente, que não se atentam às regras básicas do instituto, pois sempre foi muito claro que se elas não forem seguidas, tal decisão acarretará na suspensão dos pagamentos.

O que parece ser uma realidade é que se faz necessário falar mais sobre as regras do INSS para que as famílias possam se atentar a elas, assim não perderão os seus benefícios por causa de um equívoco.

E se você quer conhecer melhor essas regras, continue lendo e veja quais são algumas das razões que o instituto pode ter para suspender os pagamentos de uma pessoa.

Veja 6 razões para o INSS reter pagamentos de benefícios

Não existe apenas duas ou três causas que podem te levar a arranjar problemas com o cadastro no instituto, ou seja, são muitas as possibilidades que podem levá-los a suspender os pagamentos sem aviso prévio.

Conforme alguns dados que foram divulgados, cerca de 5,2 milhões de pagamentos do INSS foram suspensos no ano de 2021 por causa do não cumprimento das regras exigidas.

O que muitas pessoas não sabem é que é muito simples evitar esse tipo de situação.

Confira a seguir alguns dos principais motivos que levam o instituto a reter os valores:

  • O não comparecimento na perícia médica agendada (e a não justificativa);
  • Não realizar o saque do pagamento dentro de 60 dias;
  • Se o segurado apresenta indícios de cometer fraude;
  • Não realizar a atualização dos dados presentes no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Não comparecer ao programa de reabilitação profissional;
  • No caso de o cidadão ter aposentadoria especial, o benefício é suspenso se ele continuar trabalhando em alto nível de insalubridade ou periculosidade.

É possível recuperar os pagamentos, caso eles sejam perdidos por algum dos motivos acima, desde que a situação que levou à suspensão seja resolvida.

E se meu benefício já foi suspenso?

Caso você já tenha o seu benefício do INSS retido e ainda não tenha resolvido a principal questão, vamos te explicar o que você precisa fazer.

A melhor opção é entrar em contato com o instituto por meio do número de telefone 135. A ligação pode ser realizada com um telefone comum ou com um aparelho celular.

Caso prefira fazer isso de forma mais simples, basta entrar em contato com eles pelo site Meu INSS ou no aplicativo Meu INSS, pois ele está disponível gratuitamente para celulares Android ou iOS.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário