scorecardresearch ghost pixel



Atenção, aposentados: regras da aposentadoria do INSS mudam em 2023

Mudanças previstas na reforma da Previdência, em vigor desde 2019, começam a valer a partir do próximo ano.



aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está passando por grandes transformações desde 2019, quando foi aprovada a reforma da Previdência. Parte dessas mudanças estão sendo implementadas de forma gradual, e terão novas consequências em 2023.

Leia mais: Decisão do STF favorece aposentados do INSS com pagamentos de R$ 72 mil

A maior novidade para o próximo ano diz respeito à idade mínima exigida para se aposentar. A alteração também atinge quem vai utilizar as regras de transição, como a da idade mínima progressiva e a dos pontos.

Atualmente, os homens precisam ao menos 65 anos de idade e 15 anos de contribuição para solicitar o benefício. Já as mulheres dever ter no mínimo 61 anos e seis meses de idade, com pelo menos 15 anos de contribuição.

Nova idade mínima para se aposentar

No caso dos trabalhadores, não haverá nenhuma mudança nas exigências para a aposentadoria do INSS. Já a idade para as mulheres aumenta. Confira as novas idades mínimas para ter acesso ao benefício previdenciário em 2023:

  • Homens: 65 anos de idade e 15 anos de contribuição;
  • Mulheres: 62 anos e 15 anos de contribuição.

Mudanças nas regras de transição

As regras de transição também sofrem o impacto da reforma, como a regra da idade mínima progressiva. Em 2022, quem se aposenta por meio dela precisa ter:

  • Mulheres: 57 anos e seis meses de idade e 30 anos de contribuição;
  • Homens: 62 anos e seis meses de idade e 35 anos de contribuição.

No próximo ano, a trabalhadora precisará ter 58 anos de idade e 30 anos de contribuição. Já o trabalhador terá que comprovar 63 anos de idade e 35 anos de contribuição.

No caso da regras dos pontos, a pontuação exigida neste ano é de 89 pontos mais 30 anos de contribuição para as mulheres; e de 99 pontos mais 35 anos de contribuição para os homens. Veja como fica no próximo ano:

  • Homens: 100 pontos e 35 anos de contribuição;
  • Mulheres: 90 pontos e 30 anos de contribuição.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário