scorecardresearch ghost pixel



Pare de tomar vitamina D sem receita médica! Descubra o porquê

Você não pode tomar a vitamina D de qualquer qualquer forma e com suplementos ingeridos sem orientação. Evite problemas de saúde que o excesso dela pode causar ao seguir essas orientações.



O nosso corpo funciona quase que como uma sinfonia tocada por uma orquestra, então precisamos que cada instrumento esteja em harmonia com a canção para que possamos emitir um som belo, certo? Na vida real, nós precisamos com que cada vitamina esteja presente no corpo da forma certa para que não tenhamos problemas.

Veja também: Risco! Homem é internado após sofrer “overdose” de vitamina D

Claro, sem sempre é fácil fazer com que a nossa vida esteja regrada a ponto de estarmos ingerindo vitaminas, proteínas e outros nutrientes da forma mais correta possível. O que devemos lembrar é que qualquer nutricionista irá te apontar como obter todos eles por meio de uma boa alimentação.



No entanto sabemos que ter acesso a esse profissional nem sempre é possível. Dependendo do trabalho de cada um, tudo pode ser tão corrido que acabamos por comer qualquer coisa, passar muito tempo em escritórios ou dentro de casa. Até dormirmos mal!

O resultado? Deficiência de nutrientes e vitaminas, que faz com que apelemos para os suplementos alimentares.

E não estamos aqui para falar mal dos suplementos de forma alguma, mas sim para alertar que algumas vitaminas devem ser ingeridas quase que exclusivamente de forma natural. O maior exemplo que podemos dar aqui é a vitamina D. Sim, ela é importantíssima para o corpo, mas é a mais peculiar que temos em nosso organismo.

Apesar de podermos enxergar a vitamina nos alimentos, principalmente nos peixes, temos que ter em mente que a maior fonte dela está literalmente do espaço.

O sol é responsável por cerca de 80% da vitamina D que o nosso corpo recebe, mas não só ao nos fornecê-la em seus raios solares, mas também ajudando a ativar o que já temos no organismo.

É por isso que a ideia de tomar vitamina D em suplementos é uma ideia arriscada e que pode provocar desperdício de dinheiro. Se a nossa fonte de vitamina D é gratuita e ilimitada, gastar com isso parece, no mínimo, uma ideia tola.

Sabemos que há diversas vitaminas que são as mais difíceis de se ingerir, dependendo dos alimentos que você consome no dia a dia, mas no caso dessa? Tudo o que você precisa é de alguns minutos sob o sol.

De preferência o sol do início da manhã e do fim da tarde, pois é quando ele está mais ameno. Em vez de queimá-lo, ele só irá ajudar a sua saúde. Cerca de 20 minutos de sol “baixo” por dia e sem filtro solar deve ser o suficiente.

Além disso, nós precisamos nos atentar para os problemas que o excesso de vitamina D pode causar ao corpo, sempre proveniente do uso de suplementos desnecessários.

Basicamente isso vai causar uma intoxicação que pode ter consequências gravíssimas para o corpo. Quer um exemplo? A hipercalcemia, que nada mais é que excesso de cálcio no sangue.

A intoxicação pode causar fraqueza muscular, fadiga e até mesmo aumento no risco de se contrair câncer.




Voltar ao topo

Deixe um comentário