scorecardresearch ghost pixel



Geografia de Minas Gerais para Concursos

Veja quais são as principais características geográficas e econômicas de Minas Gerais que os concurseiros precisam conhecer.



Geralmente, os concursos públicos estaduais possuem em seu conteúdo programático, questões a respeito da geografia de seu estado. Sendo assim, os concurseiros precisam saber na ponta da língua todas essas informações.

Um dos estados brasileiros que lançam concursos públicos com maior frequência, é Minas Gerais, sempre tendo conteúdos de geografia estadual presentes em seus editais.

Pensando nisso, reunimos as principais informações que os candidatos precisam conhecer. Confira abaixo os conteúdos de geografia de Minas Gerais para concursos públicos.

O Estado

Minas Gerais (MG) é um estado brasileiro que está localizado na região sudeste, sua capital é a cidade de Belo Horizonte. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado possui 586.522.111 km² e 20,5 milhões de habitantes.

A respeito das coordenadas geográficas, o estado está entre os paralelos de 14º13’58” e 22º54’00” de latitude sul e os meridianos de 39º51’32” e 51º02’35” a oeste de Greenwich.

Seus limites territoriais se encontram com outros seis estados brasileiros, além do Distrito Federal: a leste está o Espírito Santo, ao Sul está São Paulo, a sudeste o Rio de Janeiro, ao norte está Goiás, a sudoeste o Mato Grosso do Sul e por fim, o Distrito Federal está localizado a oeste.

Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil, ficando atrás somente de São Paulo. A população está concentrada majoritariamente na capital, Belo Horizonte, e no chamado Triângulo Mineiro, formados pelas cidades de Uberlândia, Uberaba e Araguari.

Atividades Econômicas

Durante o período colonial foi um dos centros econômicos mais importantes do Brasil, justamente pela sua atividade mineradora, durante o Ciclo do Ouro. Apesar do auge dessa época, o estado continua sendo um importante produtor de minério, destacando-se pelas minas de nióbio e ferro. Sendo assim, o estado é responsável por cerca de 29% de todos os minérios do país.

Um fato curioso sobre a mina de Nióbio do estado é que, além dela, só existem outras duas do mundo. O que torna o minério um bem precioso do país.

Sobre as atividades econômicas de Minas Gerais, vale frisar que o estado é altamente industrializado, com destaque especial para as indústrias automobilísticas.

Em relação a agropecuária mineira, os produtos de maior destaque são: leite, milho, soja, café, carne bovina, e cana-de-açúcar.

Clima e Relevo

O estado possui um clima tropical, e em relação ao relevo, os planaltos são predominantes, com escarpas e depressão na região central. O ponto mais alto de Minas Gerais é o Pico da Bandeira (2.891 metros de altitude).

De acordo com os geólogos, de acordo com a formação geológica e geomorfológica, o estado pode ser dividido em dez regiões. Veja quais são elas:

  • Depressão do Rio Doce
  • Quadrilátero Ferrífero
  • Planaltos do Leste e Sul de Minas
  • Serra do Espinhaço
  • Depressão do Paraíba do Sul
  • Chapadas do Jequitinhonha
  • Depressão do São Francisco
  • Chapadas do São Francisco
  • Planaltos da Bacia do Paraná
  • Depressão do Jequitinhonha

Vegetação e Rios

A vegetação é composta principalmente por Cerrado e Mata Atlântica. Entre os principais rios de Minas Gerais, estão o rio das Velhas, rio Mucuri, rio Jequitinhonha, rio Grande, rio Paraopeba e rio Doce.

Sobre este último, um fato que pode ser recorrente nas provas de concurso público, é o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, na cidade de Mariana, em 05 de novembro de 2005.

Esse rompimento ocasionou uma série de prejuízos ambientais, não só para o município de Mariana, mas para outros no decorrer do rio Doce. A lama espalhada, atingiu, inclusive, o mar. Isso porque este rio encontra o oceano no estado do Espírito Santo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário