Os brasileiros têm, todo ano, um compromisso marcado para atender entre os dias 01º de março e 30 de abril – a Declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física. No último ano, precisou declarar quem teve rendimento superior a R$ 1.903, 98. Porém, é importante lembrar que a tabela varia a cada ano, bem como as normas para isenção.
Pois bem, quem precisa declarar o Imposto de Renda deve providenciar também uma série de documentos para, literalmente, comprovar sua renda ao longo do referido ano, incluindo bens em seu nome, notas fiscais ou contracheques. É importante que o brasileiro inclua tudo aquilo que esteve em seu nome, pois os elementos serão comprovados.
O esforço corre no sentido de evitar a famigerada tributação sobre o rendimento, isto é, escapar da retenção do Imposto de Renda. Um dos documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda é o informe de rendimentos. Trata-se de um resumo enviado pelas instituições bancárias pelos Correios diretamente ao correntista.
Normalmente, os bancos encaminham os informes até o dia 28 de fevereiro, ou seja, antes que o período para declaração comece. No entanto, a despeito de beneficiários que gostam de declarar seu imposto nos primeiros dias, muitas instituições não enviam o informe dentro desse prazo.
Porém, correntista, saiba que estamos em plena era digital. Logo, os bancos oferecem uma série de serviços digitalizados a você, o que inclui o informe de rendimentos eletrônico. Concluímos, então, que é desnecessário esperar pelo informe impresso, já que é possível consultá-lo pelo site do banco. Além de agilizar, você está salvando o meio ambiente!
O que é o informe de rendimento?
Pois é, estamos falando tanto sobre o assunto, mas você sabe o que é o informe de rendimento de bancos? Trata-se de um documento emitido por bancos, empresas e instituições financeiras para que o contribuinte preencha sua declaração do imposto de renda. Através dele, é possível provar seus ganhos junto à Receita Federal.
Ok, então, para que serve mesmo o informe de rendimento? Os dados contidos nele permitem que a Receita Federal os cruze com aqueles informados na sua declaração, identificando se houve ou não a sonegação de impostos. Diante disso, o que deve ter no informe de rendimento?
Basicamente, o informe resume todos os rendimentos ao longo do referido ano, incluindo as operações e posições financeiras, assim como os depósitos e investimentos. Também são descritos os valores recebidos por uma empresa de seguros em caso de sinistro, saldos e rendimentos de aplicações financeiras (letras de crédito, CDB’s e poupança) e outros títulos.
É bom lembrar que, no caso de empresas, o informe é enviado ao empregado para fins de comprovação dos rendimentos salariais. O mesmo documento é enviado por corretoras e planos de saúde, comprovando a movimentação ao longo do ano. Outra instituição que encaminha o informe é o INSS, cobrindo os seus beneficiários.
Como mencionado, o envio do informe é feito no início do ano, mas a data limite para o preparo dos informes varia conforme o ano e a instituição. É bom lembrar que os bancos não são obrigados a encaminhar o informe pelos Correios. E aí, como o correntista vai consultar seus informes?
Felizmente, o cliente dos bancos contam com a disponibilização eletrônica pela internet, além dos terminais de auto atendimento. Mas, se ainda quiser pedi-lo pelos Correios, o cliente pode pedir ao banco que, aí, é obrigado a encaminhar. Apenas devemos frisar que nenhuma instituição o encaminha por e-mail.
Sendo assim, caso receba algo do tipo, não abra nem forneça seus dados! Pode se tratar de um vírus ou hackers objetivando ter posse de seus dados para acessar a conta. Agora, como proceder para solicitar o informe?
Como consultar o Informe de Rendimentos do Banco Bradesco?
Então, correntistas do banco Bradesco, saibam que é possível acessar o comprovante para pessoa física por meios eletrônicos é permitida, principalmente se tiver um endereço de e-mail. Dessa forma, o usuário fica dispensado de solicitar a via impressa. Salientamos que todos devem solicitar o seu para declarar o imposto de renda.
O informe de rendimentos do Bradesco inclui informações a respeito de suas movimentações durante o ano, incluindo o saldo da conta-corrente no dia 31 de dezembro, rendimentos e saldos da poupança, rendimentos de outros investimentos (e saldo) e o comprovante de rendimentos pagos e retenção do IRPF.
O Bradesco permite, ainda, que o informe seja acessado pelo Bradesco Celular, nas máquinas de autoatendimento e qualquer uma de suas agências. Assim como outras instituições bancárias, para solicitar o seu informe na forma eletrônica, o primeiro passo é acessar o serviço de Internet Banking Bradesco.
Aí, o cliente deve inserir a agência, número da conta e senha eletrônica. Na caixa de pesquisa, no canto superior à direita, digitar a palavra informe de rendimentos e, em seguida, pedir para pesquisar. Na tela que será exibida, o usuário deve selecionar a opção “Informe de Rendimentos – IRPF”.
A próxima tela vai solicitar os dados da consulta, incluindo o ano calendário. Escolha o ano desejado e, logo abaixo, escolha a opção “Consolidado por CPF”. A próxima tela trará os resultados contendo a identificação da fonte pagadora, a pessoa física beneficiária dos rendimentos isentos, tributáveis e não tributáveis.
Opa, o que são os rendimentos tributáveis e não tributáveis? Rendimentos tributáveis são aqueles sobre os quais incidem o imposto de renda da pessoa física, desde que respeitado o teto indicado. Os não tributáveis são aqueles sobre os quais não são pagos impostos, como poupança e seguro-desemprego.
Pois bem, escolhendo a opção de consolidado por PDF, o cliente verá o extrato aberto na tela. Basta clicar, então, no ícone de disquete localizado no canto superior direito para fazer o download em seu computador.
Consulta de ações e rendimentos
Ok, você pediu para visualizar o informe dos rendimentos financeiros, certo? Também é possível acessar outros detalhes, incluindo rendimentos de aplicações e os rendimentos de ações escrituradas pelo Bradesco. Neste caso, o usuário precisa clicar no menu Home Broker e, depois dela, será aberta a janela “Ativos Escriturais”.
Na próxima tela, peça pela “Consulta Informe de Rendimentos – 2ª Via”. Insira o ano base desejado e clique em “Buscar”. A partir daí, o cliente poderá visualizar todos os seus ativos escriturados. Selecionando o ativo desejado, o correntista verá dados referentes aos rendimentos, créditos em trânsito e informações complementares.
Veja o passo a passo: